Aves, Montanhas e Alterações climáticas

O PROJECTO

Ecossistemas de montanha »

Nos ecossistemas de montanha, as condições ambientais mudam rapidamente com a altitude, devido a gradientes de temperatura e à variabilidade da precipitação. Assim, mudanças rápidas na zonação bioclimática ocorrem em pequenas distâncias verticais, pelo que mudanças relativamente pequenas no clima podem provocar grandes mudanças na área disponível para a vida nas montanhas.

Alterações climáticas nas montanhas »

As mudanças climáticas nos ecossistemas de montanha podem aumentar ou diminuir a precipitação, dependendo da latitude, e a redução da humidade deverá potenciar o aumento da frequência de incêndios. Algumas regiões de montanha deverão receber menos água, com consequências muito relevantes para as planícies semi-áridas envolventes e a redução dos volumes dos glaciares deverá ter um forte impacte sobre os fluxos dos rios durante a estação seca.

Objectivo

O objectivo deste programa de monitorização de longa duração é criar uma base da dados contínua da comunidade de aves da serra da Estrela ao longo de todo o gradiente altitudinal, que permita, a longo prazo, evidenciar tendências populacionais e compreender quais poderão ser os reais efeitos que as alterações climáticas terão na comunidade de aves de montanha, bioindicadores dos ecossistemas montanhosos.

O Projecto »

A espécie-alvo »

Área de estudo »

Como participar