Projectos científicos

Influência dos factores climáticos no comportamento gregário das aves de montanha – Qual a resposta às alterações climáticas?

DSCF5137_assProjecto em desenvolvimento desde 2009, pretende estudar a influência dos factores climáticos no comportamento das aves de montanha. Este projecto tem por principal objectivo, estudar aprofundadamente o comportamento gregário dos passeriformes como estratégica de sobrevivência e quais as consequências que as alterações climáticas que se fazem sentir nos ecossistemas de montanha poderão vir a ter nas suas características e funcionalidades.

Ver mais »

Estudo da distribuição e ameaças duma nova população de Iberodorcadion (Coleoptera, Cerambycidae, Lamiinae) em Portugal.

IMG_0912Este projecto desenvolveu-se a partir da descoberta duma nova população de uma espécie de Iberodorcadion. A nova população deste coleóptero da família Cerambycidae,  foi efectuada numa região montanhosa a sul do Douro sendo que, até à data, esta espécie apenas era conhecida a norte deste rio, pelo que importa conhecer as especificidades desta população, incluindo a sua distribuição e ameaças.

Ver mais »

Ecologia da população de montanha de Toutinegra-tomilheira (Sylvia conspicillata) – que ameaças virão do sopé?

DSCF4298_assApós a sua confirmação na época reprodutora de 2010 o OII está finalmente em condições de dar inicio ao estudo da ecologia populacional da Toutinegra-tomilheira (Sylvia conspicilatta) localizada a maior altitude em Portugal (a mais de 1700 metros de altitude).  Descoberta Localizada no extremo mais elevado da sua distribuição altitudinal, esta população é susceptível às mais ínfimas alterações das condições ambientais, um facto que a torna num caso de estudo muito relevante na avaliação dos efeitos directos e indirectos das alterações climáticas nas populações de seres vivos das montanhas do sul da Europa.

Ver mais »